Como Passar em Concurso Público de Prefeitura

Passar em concurso público da prefeitura é o sonho de muitas pessoas, afinal, ainda é uma grande garantia de estabilidade financeira. Mas sabemos que todo o processo de aprovação pode não ser fácil, dedicação e organização com certeza são as palavras chaves, não podendo nunca faltar por aqui.

Em nosso artigo de hoje você vai conferir algumas dicas exclusivas de como passar em concurso público da prefeitura! Já pegue um caderninho e anote todas!

Dicas de como passar em concurso público da prefeitura

1 – Edital

Para passar em concurso público da prefeitura você precisa em primeiro lugar conhecer o edital em questão! Cada prefeitura vai ter suas particularidades, bem como, há diversas vagas que podem ter diferenças entre si na questão do conteúdo a ser estudado.

Com o edital em mãos você vai começar a se organizar para passar em concurso público da prefeitura, pois vai ter em mãos as datas, conteúdo, e mais.

A nossa dica é que você sempre leia e revise o edital várias vezes, ele realmente vai ser o seu guia durante todo esse processo.

2 – Estude o conteúdo programático

Como mencionado, para passar em concurso público da prefeitura é preciso conhecer o edital com suas particularidades em conteúdo!

Há cargos de nível mais técnico e administrativo, como cargos que exigem o ensino superior, e o conteúdo pedido em prova é diferente.

Mas de forma geral é preciso estudar sobre língua portuguesa, matemática e raciocínio lógico, legislação, conhecimento gerais e informática. Não se esquecendo que alguns concursos de prefeitura podem abordar questões referentes ao município.

3 – Material

Quem deseja passar em concurso público da prefeitura precisa contar com um material de qualidade! afinal, o material pode ser um fator decisivo.

Um bom material é aquele que consegue passar todo o conteúdo de forma organizada e didática, sempre com exercícios para que o concurseiro possa treinar o conteúdo que acabou de aprender.

A boa notícia é que com a internet você pode ter material de qualidade de forma gratuita, ou mesmo, apostilas pagas direcionadas para certos concursos!

Sendo um material pago ou gratuito ele precisa ir de encontro com todas as suas demandas de estudo.

4 – Cronograma de estudos

Outra dica muito importante para quem deseja passar em concurso público da prefeitura é o cronograma.

Não dá para estudar todas as matérias no mesmo dia, por exemplo, por isso você deve selecionar qual o dia de cada uma.

A nossa dica para montar esse cronograma é sempre alinhar uma matéria que você tem dificuldade, com uma matéria que você tem mais facilidade ou mesmo gosto pessoal.

Essa é uma forma do seu estudo render mais e você sentir – se menos cansado! Colocar somente matérias difíceis no mesmo dia pode fazer com que o conteúdo não seja absorvido.

5 – Organização

E para passar em concurso público da prefeitura a organização é essencial, como mencionamos logo no começo do artigo! Perceba que o cronograma é uma forma de organização, mas o fazer não é o suficiente, é preciso se organizar para que ele seja cumprido.

Na parte de organização algumas perguntas devem ser respondidas:

  • Quantas horas você vai estudar por dia?
  • Os finais de semana serão dias normais em sua rotina de estudo?
  • Você consegue se dedicar mais durante o dia ou durante a noite?
  • Esse estudo será realizado com um cursinho a parte ou de forma individual?
  • Material digital ou material impresso funciona mais com você?

Responder a essas perguntas pode ser um bom guia para começar o seu processo de organizar e finalmente passar em concurso público da prefeitura.

6 – Conheça o que funciona pra você

Por fim, mesmo seguindo dicas para passar em concurso público da prefeitura você deve ir percebendo o que funciona mais para você. Por exemplo, há pessoas que estudam ouvindo música, enquanto outras não suportam nenhum barulho.

Há quem prefira estudar sempre em grupo, enquanto outras pessoas estudam de maneira individual. Descobrir suas particularidades faz parte do processo, e pode te auxiliar em um resultado mais efetivo, e muito mais próximo da aprovação!

E para continuar tendo dicas de concursos públicos não deixe de continuar em nosso site.