Dicas de como estudar para um concurso público em pedagogia

Muitas pessoas desejam prestar para concurso público em pedagogia, mas não sabem por onde começar, por conta dessa necessidade separamos informações importantes sobre o assunto, continue lendo para aprender como estudar para concurso público em pedagogia.

Por onde começar a estudar e que tipo de matéria focar são as dúvidas mais comuns dos estudantes, separamos as melhores dicas para que você comece a aprender da melhor forma possível e com isso consiga sua tão sonhada vaga.

Estudar para Concurso Público em Pedagogia

É muito importante saber direcionar seu foco no concurso para professores desejado, no caso da pedagogia alguns temas são mais cobradas nas provas, começar dando prioridade para essas matérias pode ser uma ótima estratégia.

Disciplinas que costumam aparecer com maior frequência:

  • Legislação da educação
  • Didática
  • Aspectos Éticos, Filosóficos e Sociológicos da Educação
  • Língua Portuguesa
  • Psicologia da educação
  • Gestão e educação
  • Matemática e raciocínio lógico

Essas são os tópicos mais requisitados para concurso público em pedagogia, comece priorizando pelos assuntos que caem com maior frequência, existem também outros pontos interessantes a serem lembrados na hora de estudar para concurso público em pedagogia, o primeiro deles é o cronograma.

Cronograma

É importante criar uma rotina de estudo com os conteúdos que você precisa dominar, elabore um plano e saiba o que irá estudar diariamente, dessa forma você irá evitar perder tempo em procurar o que deve estudar dentre outras distrações.

Busque criar um cronograma de acordo com suas necessidades, priorize matérias onde você não tem muito conhecimento e não esqueça de revisar tudo o que já sabe.

Provas Passadas

Compreenda como é feita a elaboração das perguntas, procure saber como a banca examinadora faz a avaliação de seus candidatos, colete todas as informações possíveis sobre as provas, detalhes como:

  • As provas são de múltiplas escolhas ou verdadeiro e falso?
  • Quantos pontos serão atribuídos para determinados conhecimentos?

Descubra todas as informações que puder sobre provas de anos anteriores para se manter familiarizado com as provas e não ter surpresas na hora do exame.

A ideia é reunir todas as informações relevantes sobre o concurso em que irá prestar, procure estudar as provas dos anos anteriores com frequência.

Prioridades

Busque dar atenção para os conteúdos mais difíceis, priorize suas deficiências e separe uma quantidade maior de tempo para estudar esses assuntos, mensure seu desempenho nessas matérias conforme os dias passam, para notar sua evolução.

Resumos

Crie o hábito de escrever resumos, escreva tudo o que aprendeu nas últimas 24 horas isso ajudará e muito na fixação das informações no seu cérebro e fará com que você lembre com mais facilidade no futuro.

Escrever é uma das melhores formas de alavancar o aprendizado, aplique e irá notar os resultados, lembrando que a escrita deve ser aplicada em até no máximo 24 horas pois é o tempo em que a mente está “fresca” para assimilar o que foi aprendido.

Curso

Uma última dica, mas não menos importante, existem cursos para professores online que trazem diversos benefícios para seu aprendizado, é possível estudar direto de casa gastando pouco e ainda sim obter resultados incríveis.

Procure um curso online voltado exclusivamente para uma matéria específica onde há dificuldades, essa é uma das melhores formas de aprender rapidamente assuntos no qual não domina.

Conclusão

Focar nas matérias que costumam aparecer com mais frequência é uma excelente forma de se preparar, outra dica importante é procurar por provas anteriores e estudar ao máximo, buscar os editais, autores.

Procurar por vídeo-aulas pode ser uma ótima alternativa para estudar, procure por resenhas, modelos de prova, questões, etc.

Sem dúvidas se preparar para um concurso público exige um certo esforço, com essas dicas que separamos você poderá se preparar para ir bem na prova e garantir sua vaga.


Concurso     Pedagogia