Como escolher o concurso certo pra você

As vagas disponíveis para funcionários públicos geralmente são oferecidas durante o ano e, para ser contratado, é necessário se inscrever no concurso para realização da prova. No entanto, nem todos os concursos são ideais para todos, portanto, você precisa saber como escolher o concurso certo pra você.

Como funcionam os concursos públicos?

Ao longo do ano, as diferentes agências e entidades relacionadas à Administração Pública oferecem oportunidades de emprego, as quais são divulgadas através de editais dos concursos na internet, o qual informa quando e como será realizado o processo de seleção.

Nesse processo, você precisa mostrar que atende aos pré-requisitos e provar que possui conhecimento o suficiente para preenchimento da vaga.

Você pode encontrar chamadas para ​concursos públicos​ em aberto no site do Serviço Público de Emprego do Estado em que reside. Ao realizar sua inscrição online ou nas instituições indicadas, você deve efetuar o pagamento da taxa e comparecer ao local da prova no horário marcado.

O interesse de prestar o concurso público para tentar preencher a vaga disponibilizada é de interesse de muitas pessoas, uma vez que os benefícios e salários são muito atraentes.

No entanto, é preciso identificar qual o concurso certo para você, uma vez que pode acabar sem afinidade com a ​vaga de emprego​.

Como escolher o concurso certo?

1. VERIFIQUE SE VOCÊ TEM TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS

Parece óbvio, mas as informações corretas, completas e atualizadas são muito importantes.

O Diário Oficial do Estado e as páginas oficiais das agências que oferecem os cargos são uma parada obrigatória. Além disso, você pode usar os sites dos centros especializados.

2. VERIFIQUE SE VOCÊ POSSUI O PERFIL CERTO PARA O PROGRAMA

Um dos aspectos fundamentais na escolha de concursos é garantir que o programa esteja vinculado aos seus estudos universitários, experiência profissional ou preferências pessoais.

Quanto mais combinações encontrar, maiores serão as chances de você passar nos testes e obter a posição desejada.É muito provável que, se você ingressar na Administração Pública, passe o resto de seus dias uteis lá, por isso é importante que seja algo de que você goste e em que seja bom.

3. PROCURE UM CONCURSO COMPATÍVEL COM SUA SITUAÇÃO PESSOAL

Você não terá as mesmas condições para um emprego se estudar em período integral, o que é diferente de tentar conciliar o trabalho com uma atividade menos exigente.

Os concursos mais importantes exigem um alto nível de dedicação, por isso é necessário levar isso em conta.

4. PENSE NO FUTURO A MÉDIO OU LONGO PRAZO

Você deve pensar em frente. Alguns concursos dos grupos levam mais tempo de preparação (2 a 3 anos), mas são os que você mais será beneficiado.

5. NÃO CONFIE EM SI MESMO APOSTANDO EM GRANDES CHAMADAS

Tenha cuidado ao escolher. Chamadas grandes, a menos que se encaixem muito bem no seu perfil, podem ser enganosas. Uma oferta maior de vagas não significa que você será aprovado com mais facilidade, mas implica em maior concorrência.

Verifique o histórico de cada opção para determinar o número de vagas em relação ao número de possíveis candidatos nos anos anteriores.

6. CONSIDERE A FREQUÊNCIA DAS LIGAÇÕES, DESTINO E SALÁRIO

Nem todas as chamadas dos concursos para aprovados, ocorrem regularmente. O ideal é optar pelo concurso com chamadas mais frequentes e, dentre eles, aqueles em que você tem uma expectativa real.

Muitas vezes, depois da aprovação no concurso, o primeiro destino pode levar você a mudar de local, por isso é muito útil saber com antecedência.

Além disso, o nível de remuneração do concurso é igualmente útil, pois, dependendo de atender ou não às suas expectativas, você verá se vale a pena se apresentar.

7. ANALISE AS PROJEÇÕES FORMATIVAS E SUA VOCAÇÃO DE SERVIÇO

Quando você escolhe se preparar para um concurso, precisa saber que existem possibilidades de não conseguir o que deseja.

O fracasso não é o fim do mundo, mas a preparação oferece a você maior conhecimento e experiência, para que possa identificar os pontos a ser melhorados e obter êxito nas próximas provas.

Você deve ser claro sobre suas motivações para escolher qual o concurso certo, não pode ser apenas por dinheiro. Embora seja uma atração, não deve ser o único motivo.


Dicas