Google acadêmico - ajuda nos estudos da faculdade e concursos

Quer mais conteúdo grátis para estudar para concursos e faculdade? Veja como essa ferramenta gratuita do google pode te ajudar.

Você já ouviu falar no Google Acadêmico?

Ele é uma versão do tão conhecido Google para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, que desejam encontrar mais conteúdo voltado para as matérias e disciplinas que estão estudando.

E se você vai prestar concurso público, ele pode ser uma grande ferramenta para auxiliar em seus estudos, pois é recheado de conteúdo em Português e Inglês distribuído em estudos científicos, matérias de universidades e de professores e muito mais.

Aprender a mexer com ele e a usá-lo da melhor forma possível pode ser uma excelente ajuda para você que está disputando vagas em concursos. A seguir, descubra como ele funciona e veja como ele pode te ajudar.

O que o Google Acadêmico oferece

O Google Acadêmico, como mencionamos, é uma versão do Google para estudantes, professores e pesquisadores.

Ele oferece aos usuários centenas de livros, artigos, resumos, teses e assuntos sobre diversas disciplinas de forma muito abrangente.

Você pode encontrar tudo o que está procurando no site, e muito mais.

Todos os recursos do Google Acadêmico são totalmente gratuitos.

Ele é igual ao Google, mas possui algumas ferramentas a mais que te ajudam a filtrar a pesquisa para que seja possível encontrar mais rapidamente o que deseja.

Muitas pessoas não o conhecem ou até mesmo não o usam por não entenderem como ele funciona, mas hoje explicaremos isso melhor.

Passo a passo de como usar o Google Acadêmico

Para acessar o Google Acadêmico, você pode ir diretamente no link https://scholar.google.com.br/ ou pesquisar por ele no próprio Google.

Na barra de pesquisa, você deverá informar o assunto ou disciplina que deseja obter resultados.

Você ainda poderá escolher entre pesquisar em toda a Web ou somente matérias em Português.

Além de buscar um assunto ou disciplina, é possível buscar pelo autor de um determinado texto, tese, resumo ou livro. Para isso, você deve informar na barra de pesquisa o nome do autor.

Exemplo: “Autor: Nome do Autor”.

Você ainda pode filtrar a sua busca usando diversas ferramentas que a plataforma oferece.

Os resultados são sempre mostrados por ordem de relevância ao efetuar uma pesquisa, mas usando os filtros você conseguirá encontrar o que deseja de forma mais rápida.

Os filtros se encontram no lado esquerdo da página e eles permitem que você pesquise por idioma, citações, datas, uso de patentes, entre outros.

Selecionando a opção de visualizar os resultados por data, por exemplo, você verá em ordem cronológica, ou seja, os mais recentes.

Você também pode escolher um período específico em que deseja filtrar e muito mais.

Pesquisa Avançada do Google Acadêmico

O Google Acadêmico ainda possui a pesquisa avançada.

Ela pode ser acessada na página da pesquisa, indo na seta localizada no lado superior direito do site.

Selecione a opção de “Pesquisa avançada” e então digite as informações desejadas.

Você poderá pesquisar pelo nome do autor, palavras-chave desejadas, data da publicação, mídia em que o conteúdo foi publicado e muito mais.

Quando terminar de preencher, clique no ícone azul de lupa e a pesquisa será realizada.

É um método ainda mais específico para você encontrar o que deseja ou buscar por determinados assuntos.

Porque o Google Acadêmico é benéfico

O Google Acadêmico pode ajudar você a criar teses e a falar sobre determinado assunto com mais propriedade, além de te ajudar a encontrar fontes reais sobre determinados assuntos para que você possa aprender ou até mesmo usar em concursos publicos.

É uma ferramenta avançada, como se você tivesse vários livros sobre diferentes matérias em mãos, mas tudo em um só lugar.

Conforme você for usando, ficará mais fácil de encontrar o que deseja.

Gostaram das informações? Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários, e compartilhe essa dica nas suas redes sociais.


Dicas     Estudo